PROGRAMA ENCONTRANDO O CAMINHO
- Presidência - Instituto Amazônia Equatorial - AME
- 20 de jan.
- 3 min de leitura

Objetivo Geral:
Promover ações positivas para diminuir os fatores de risco, auxiliando na prevenção ao uso indevido de drogas dentro e fora das escolas pelos adolescentes e jovens, por meio da aquisição dos livros “ Meu Encanto e o Pai Que Eu Queria Ter”.
Objetivo Específico:
1. Enriquecer as aulas com discussões e leituras de texto dos livros fornecidos pelo Instituto Amazônia Equatorial - AME;
2. Estimular a reflexão sobre o comportamento dos estudantes, relacionados tanto com a saúde quanto ao uso de drogas, portando as informações e orientações que os livros demonstram;
3. Auxiliar os alunos a desenvolverem posturas críticas em relação ao uso de drogas, habilidades sociais para resistir ao uso indevido e discutir maneiras concretas de agir.
O desafio deste projeto é a luta pela valorização da vida como um bem social a serviço da construção de uma sociedade mais digna e fraterna. Considerando que no Amazonas há uma quantidade expressiva de estudantes matriculados na rede estadual de ensino, o Instituto Amazônia Equatorial – AME, por meio do “Projeto Encontrando o Caminho, Prevenção e Combate às Drogas” busca ampliar um trabalho que iniciou na cidade de Manaus, e trabalhar de forma preventiva junto a esses jovens por meio de doações de livros, com intuito de contribuir com as escolas e fazê- los refletir sobre o que se está fazendo quando o assunto é “drogas” e como podemos auxiliar nossos jovens na sua formação enquanto sujeitos.
É muito importante e necessário desde as aulas falar abertamente sobre as drogas, trocar e adquirir informações sobre o assunto, mostrando que a prevenção é o caminho necessário para coibir o uso/consumo de drogas. A proposição dessa parceria tem como forma de execução, a contratação da empresa Editora Toque do Saber e Consultoria Eireli, que possui Declaração de Exclusividade de vendas dos livros, para o fornecimento dos materiais paradidáticos, bem como a execução dos serviços que serão executados conforme o projeto e beneficiará um total de 20.974 (vinte mil e novecentos e setenta e quatro) unidades de livros para 10.487 estudantes da rede pública estadual de ensino do Estado do Amazonas, matriculados na etapa do ensino médio do Estado do Amazonas e em escolas com interesse em receber as doações dos livros ofertados por nossa Instituição, onde receberão a visita da representante que ofertou a proposta do projeto.
Nos mais diversos ambientes escolares, a dinâmica de formação de grupos acaba se repetindo, e é na hora do intervalo que os estudantes trocam informações sobre suas experiências vividas fora dos portões da escola, experiências, muitas vezes relacionadas com o uso de drogas, sexo e violência, as quais são apresentadas de forma persuasiva. Portanto, ousamos dizer que é possível que a escola tenha um controle sobre a entrada de drogas em seu ambiente. Entretanto, este controle torna- se difícil no que diz respeito à coibição de comportamentos que influenciam o uso de drogas, que na maioria das vezes se manifesta de forma “mágica”, envolvendo uma carga emotiva muito forte no conteúdo da experiência de uso. É nesse contexto que nasce o “Projeto Encontrando o Caminho, Prevenção e Combate às Drogas” ou seja, da dificuldade de controle sobre interações e vivências baseadas no uso de substâncias, manifestada no ambiente da escola.
diante desta realidade desanimadora, constatamos a possibilidade de influenciarmos os grupos que manifestam comportamentos mais inadequados e fortalecermos os grupos mais saudáveis, através da utilização de estratégias de prevenção e orientação sobre as drogas, utilizando como ferramenta principal, os livros: “MEU ENCANTO” e “O PAI QUE EU QUERIA TER”.









Comentários