
Desenvolve atividades educacionais, capacitação, e apoio psicossocial para adolescentes em vulnerabilidade social.
Conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) (Brasil, 1990), a adolescência vai dos 12 aos 18 anos. O Público-alvo do projeto, são adolescentes a partir de 14 anos e adolescentes. Também faz parte deste público, adolescentes em cumprimento e em pós cumprimento de medicas socioeducativas. A Região Norte do Brasil é a mais jovem do País, com 25,2% de sua população com idade até 14 anos, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Especificamente no Amazonas está a segunda população mais jovem do Brasil, com média de 27 anos (IBGE).Esta é uma fase de grande vulnerabilidade, fragilidade e de dependência destes indivíduos, principalmente os de menor nível socioeconômico. Devido à fragilidade e dependência dos mais velhos, esse público torna-se muito submisso ao ambiente físico e social em que se encontra. Em determinadas situações, o estado de vulnerabilidade pode afetar a saúde, mesmo na ausência de doença, mas com o abalo do estado psicológico, social ou mental (Serra, 2006).
Em 2020, a Secretaria de Assistência Social do Amazonas, SEAS, publicou um relatório que aponta que a taxa de crescimento de famílias que se encontram em extrema pobreza representa 32% da população amazonense. adolescentes oriundos destas famílias, na maioria das vezes não tem acesso a acompanhamento específico em diversos aspectos da vida, e enfrentam problemas psicossociais dentre outras lacunas.
ORIENTAÇÃO DE ADOLESCENTES PARA O MERCADO DE TRABALHO
Desenvolver e oferecer orientações para adolescentes, para que estes possam ser futuramente inseridos no mercado de trabalho com uma postura que atenda a estas oportunidades, por meio de palestras, oficinas e formações de curta duração, que preparem este público para as situações de trabalho.
ORIENTAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO PSICOSSOCIAL DE ADOLESCENTES
Promover o acompanhamento e desenvolvimento psicossocial de adolescentes, no sentido de levar a estes indivíduos, a entender-se como pessoa, provida de direitos e deveres, e identificar suas forças e fragilidades para que possa se fortalecer psicologicamente e socialmente no cotidiano e na sociedade.
FORTALECIMENTO DA LEGISLAÇÃO
Promover o acompanhamento social por meio de palestras sobre os direitos fundamentais do público de adolescentes de Manaus, o funcionamento do sistema de garantia dos direitos da criança e do adolescente, bem como o trabalho da Rede de Proteção da Infância no combate e enfrentamento do abuso e exploração infantil, fortalecendo a cidadania e a compreensão do mundo, oportunizando acesso às práticas sociais legais e aos caminhos de oportunidades a estes indivíduos.
FORTALECER PARCERIA
Estabelecer parcerias com outras ONGs e entidades civis (Igrejas, associações, grupos de pessoas), para que possam encaminhar adolescentes para o atendimento no Instituto, de modo a ampliar o alcance do projeto.
DIVERSIFICAÇÃO ECONÔMICA
Desenvolver e estimular alternativas de orientação profissional para adolescentes, para que estes adentrem o mercado de trabalho mais preparados, por meio de palestras e oficinas de formação profissional para vendas, atendimento ao público, área administrativa, noções de informática, barbearia.
Comments