PROGRAMA NA TRILHA DA HISTÓRIA

Pretende criar um centro turístico comunitário no Município de Iranduba, no Estado do Amazonas, especificamente na comunidade de Paricatuba, que possui alto potencial turístico, tanto por suas belezas naturais, quanto pela arqueologia que remonta a historia dos séculos anteriores.



JUSTIFICATIVA O turismo tem demonstrado ser uma das atividades mais importantes na economia mundial, segundo a Organização Mundial de Turismo (OMT). De acordo com a OMT, no documento Panorama do Turismo Internacional – Edição 2009, atualmente, o mercado de viagens representa 30% das exportações mundiais de serviços e 6% das exportações mundiais totais.


Como categoria de exportação, o turismo se situa em 4º lugar, atrás apenas dos combustíveis, produtos químicos e automóveis. Para muitos países a atividade turística é uma das principais fontes de receita e imprescindível para a geração de emprego e renda. Apesar da previsão de que a receita do turismo internacional no mundo tenha sido 6% menor em 2009, esse número ainda representa algo em torno de U$ 900 bilhões e as tendências para 2010, são de uma sensível retomada dos negócios nessa direção.



No Brasil, infelizmente, há uma grande concentração das atividades do turismo nas regiões centro sul e nordeste, sendo que a Amazônia representa uma parte insignificante desta atividade, com poucos empreendimentos, sendo um numero tímido dos que beneficiam as comunidades do entorno.


Diante da importância do turismo para o mundo, sobretudo para esta região, considerando o acervo de riquezas ecológica e arqueológica da comunidade de Iranduba, este projeto foi concebido no sentido de fortalecer e sistematizar a atividade, aparelhando e capacitando os próprios comunitários para gerir o empreendimento.

Este projeto se justifica não somente por seu potencial econômico identificado neste local, mas pela capacidade de formação de um capital social local, que, com as possibilidades de trabalho, poderá promover a geração de renda, por conseguinte, melhorar a qualidade de vida dos moradores da vila de Paricatuba.


O projeto se constrói sob o conceito de turismo de base comunitária, onde se propõe um modelo de desenvolvimento que privilegie o ser humano, que garanta condições de vida digna a todos os cidadãos, centrado em uma cultura de cooperação, parceria e solidariedade.


OBJETIVOS

  • Desenvolver o turismo local sustentável de base comunitária, a partir do turismo ecológico e arqueológico na comunidade de Paricatuba no município de Iranduba, com a implementação de infraestrutura turística e capacitação profissional dos moradores em diversas áreas.


#amazonia #amazonas #manaus #terceirosetor

121 visualizações0 comentário